França salva em caso de derrota para a Itália?

Enquanto os Blues disputam a classificação para as quartas de final contra a Itália nesta sexta-feira, no gramado do Groupama Stadium, um cenário pode permitir a classificação do XV francês em caso de derrota.

Quinze dias depois do incrível card contra a Namíbia – e da lesão facial de Antoine Dupont – o XV francês finalmente se prepara para disputar sua quarta e última partida da fase de grupos contra a Itália. E apesar das três primeiras vitórias em três partidas, os Blues não estão imunes a uma terrível desilusão. Se uma vitória e até um empate fossem sinônimo de qualificação e até mesmo do primeiro lugar no grupo à frente da Nova Zelândia, uma derrota significaria a eliminação das tropas de Fabien Galthié da fase de grupos e, portanto, o maior fiasco da história do rugby francês. A menos que haja um cenário improvável.

Como o Uruguai não conseguiu evitar que os All-Blacks marcassem e conquistassem o ponto de bônus, o simples ponto de bônus defensivo não seria suficiente para o XV francês validar sua passagem para as quartas de final. Em caso de derrota por menos de sete pontos, França e Itália terminariam, na melhor das hipóteses, empatadas com 14 pontos no cronômetro, mas o sucesso dos Transalpinos os colocaria à frente dos Blues. E obviamente seria o mesmo se os homens de Fabien Galthié marcassem o ponto de bónus ofensivo sem que os italianos o conseguissem.

Por outro lado, se a Itália vencer sem o ponto de bónus ofensivo enquanto os Blues marcam tanto o ponto de bónus ofensivo (portanto com quatro tentativas) como o ponto de bónus defensivo (portanto com não mais de sete pontos de diferença), o XV de França iria de facto qualificar-se apesar da derrota. A Itália de fato terminaria com 14 pontos, enquanto a França teria 15 pontos. E os homens de Fabien Galthié não só se classificariam, mas também terminariam em primeiro lugar no grupo graças à vitória sobre os All-Blacks na partida de abertura.

Related Posts

Next Post