Novas regras sendo testadas em duplas em Madrid: Saiba mais sobre as mudanças no regulamento

Para “melhorar o produto” para jogadores, adeptos e torneios, a ATP decidiu experimentar novas regras para o torneio de duplas durante o Masters 1000 de Madrid, de 24 de abril a 5 de maio.

O Masters 1000 de Madrid tem sido frequentemente palco de experiências (que não foram mais longe), como o famoso barro azul durante a edição de 2012 ou os manequins como colecionadores de bolas. Este ano, durante a edição do torneio, de 24 de abril a 5 de maio, a ATP estabelecerá novas regras para duplas. A entidade do tênis masculino espera reavivar o interesse pelo esporte atraindo jogadores solteiros, o que também atrairia torcedores nas quadras.

Mais jogadores individuais e mais ritmo

Assim, em Madrid, a tabela de duplas contará com 32 equipas, 16 das quais poderão inscrever-se graças ao seu ranking de singulares, “o que criará um número sem precedentes de confrontos entre os melhores jogadores de duplas e singulares do mundo, e novas emocionantes histórias para os fãs”, espera a ATP. Resta saber se grandes nomes como Djokovic, Sinner, Alcaraz ou Nadal vão realmente querer jogar em duplas… Além disso, o torneio será disputado apenas em cinco dias, de terça a sábado da segunda semana (a maioria dos Masters 1000 agora são jogados ao longo de doze dias) para “oferecer um programa mais simples e preciso para torcedores e jogadores”.

Para acelerar o jogo, o tempo será limitado a 15 segundos em vez de 25 entre pontos para jogadas com menos de quatro tiros. Por fim, os intervalos nas trocas serão mais curtos e os espectadores poderão circular livremente pela quadra durante os pontos. Mudanças que lembram as regras em vigor durante o NextGen Masters que reúne os melhores jovens no final do ano. “O teste segue uma extensa análise e consulta com fãs de tênis, emissoras e partes interessadas. O processo foi liderado por um grupo de trabalho dedicado a duplas, criado em 2023, composto por representantes de jogadores e torneios, bem como pela equipe da ATP. As mudanças de formato serão testadas em eventos selecionados durante a temporada 2024 do ATP Tour, e mais detalhes serão comunicados oportunamente”, finaliza a ATP.

Related Posts

Next Post