Culpado por ter enfrentado o Romain Buros perigosamente nas semifinais da Copa dos Campeões, Julien Marchand do Toulouse foi suspenso por quatro semanas e, portanto, vai perder a final contra o La Rochelle, mas também as partidas contra Bayonne e Clermont no Top 14.
Comunicado de imprensa EPCR:
“A prostituta do Toulouse, Julien Marchand, foi suspensa por quatro semanas após uma audiência disciplinar independente por videoconferência hoje (quarta-feira, 12 de maio), relacionada à semifinal da Copa dos Campeões do seu clube contra o Bordeaux-Bègles no Stade Ernest Wallon. Marchand era suspeito de ter abordado perigosamente o extremo Romain Buros (No.14) do Bordeaux-Bègles aos 58 minutos de jogo, infringindo a Regra 9.13.
Regra 9.13: Um jogador não deve atacar um oponente de maneira perigosa. De acordo com os regulamentos da World Rugby, as penalidades por jogo sujo em violação da Regra 9.13 – tackle perigoso – têm os seguintes pontos de entrada – baixo grau: 2 semanas; grau médio: 6 semanas; grau superior: de 10 a 52 semanas.
A reclamação foi apresentada pelo Citation Commissioner da reunião, Ed Kenny (Irlanda). Uma Comissão Disciplinar independente formada por Simon Thomas (País de Gales), presidente, Gareth Graham (Inglaterra) e Antony Wheat (Irlanda), assistiu ao vídeo do incidente, analisou as evidências e ouviu o depoimento de Marchand, que não aceitou a acusação. A Comissão ouviu também os depoimentos do representante legal do jogador, Neil Robertson, do Dr. Johan Merbalh da Universidade de Toulon, do presidente do Toulouse, Didier Lacroix, do treinador principal do Toulouse, Ugo Mola, bem como as de Liam McTiernan, oficial encarregado da disciplina do EPCR. A Comissão acolheu a citação porque considerou que Marchand tinha entrado em contacto com a cabeça de Buros de uma forma perigosa que teria merecido um cartão vermelho. Ele determinou que a violação atendia ao grau médio do cronograma de sanções da World Rugby e, portanto, selecionou um ponto de entrada de seis semanas. Não houve qualquer agravante e, atendendo ao registo disciplinar limpo do jogador e à sua boa conduta durante a audiência, a Comissão reduziu a sanção em duas semanas antes de aplicar uma sanção de quatro semanas de suspensão. Marchand poderá, portanto, repetir o jogo a partir de segunda-feira, 31 de maio de 2021. O jogador e o EPCR têm o direito de apelar da decisão. “