Tony Parker: uma história de superação e sucesso

© Ícone Esporte

Jogador importante do basquete francês em sua carreira, Tony Parker verá seu camisa 9 retirado da seleção francesa. Uma cerimônia acontecerá nesta ocasião.

Durante seus vinte anos de carreira, Tony Parker deixou por muito tempo sua marca na história do basquete francês. Saindo rapidamente para brilhar na NBA com o San Antonio Spurs, o craque ganhou quatro anéis de campeonato com a franquia texana. Com a seleção francesa, “TP” também escreveu a sua lenda. Campeão europeu júnior em 2000, conquistou o ouro europeu com o A treze anos depois. Tanto sucesso que lhe valeu ver o número da sua camisa retirado. Uma grande estreia na história do basquete francês.

Uma cerimônia especial acontecerá no dia 12 de julho, logo após o encontro entre França e Sérvia. Duas semanas antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Arena LDLC em Décines sediará o evento. Com 181 partidas disputadas pela seleção, Tony Parker é o décimo jogador francês com mais internacionalizações. Seus 2.471 pontos marcados pela França fizeram dele o quarto maior artilheiro dos Blues.

Número já aposentado no Spurs

Já incluído no Hall da Fama da NBA, Tony Parker também viu sua camisa aposentada pelo San Antonio em novembro de 2019. Ele irá, portanto, de certa forma, reviver o evento ao lado da seleção francesa. Além disso, detentor de outras três medalhas com os Blues (bronze no Euro 2005, prata no Euro 2011 e bronze no Euro 2015), “TP” tem inúmeros recordes e distinções de todo o tipo adquiridos ao longo da sua carreira.

Nomeado, por exemplo, “Lenda do Desporto” em junho de 2023 pelo Museu Nacional do Desporto, o homem de quarenta e um anos deixou a sua marca em toda uma geração. Aposentado das quadras desde o fim do contrato com o Charlotte Hornets, em 2019, Tony Parker está no comando do ASVEL Lyon-Villeurbanne desde 2014, do qual é presidente.

Related Posts

Next Post