WTA Masters: a decisão final foi feita

A WTA anunciou nesta quinta-feira que o seu Masters de fim de ano será realizado em Riade, na Arábia Saudita, de 2024 a 2026.

Já havia fortes rumores sobre isso no ano passado. Desta vez é oficial: a Arábia Saudita irá de fato organizar o WTA Masters. De 2024 a 2026, a cidade de Riade sediará o torneio de final de ano (de 2 a 9 de novembro de 2024) que reúne os oito melhores jogadores da temporada, em simples e duplas. A autoridade do tênis feminino anunciou isso nesta quinta-feira. Ela especifica que escolheu Riade entre múltiplas candidaturas em todo o mundo, e que a cidade saudita foi a que melhor correspondeu aos três critérios estabelecidos: “a capacidade de organizar e financiar um evento de classe mundial para jogadores e torcedores, o apoio ao A ambição da WTA de aumentar significativamente o prêmio total do Masters e a força do seu compromisso com o desenvolvimento do WTA Masters e do tênis ao longo do tempo.

Assim, o prêmio total do Masters será de 15,25 milhões de dólares (ou 14,03 milhões de euros) em 2024 e aumentará nas próximas duas temporadas. O contrato também prevê “um investimento mais amplo no futuro desenvolvimento e crescimento do tênis feminino, incluindo os planos da WTA para aumentar a base global de fãs do tênis feminino através de um maior investimento em marketing, digital e envolvimento dos fãs”. »

Um catastrófico Masters de 2023 em Cancún

Com a organização do Women’s Masters, a Arábia Saudita continua a desenvolver seu interesse pelo tênis, tendo organizado o NextGen Masters em Jeddah desde o ano passado. E não há dúvida de que este contrato não é o último, o reino tenta fazer com que as pessoas falem dele de forma positiva, investindo massivamente no esporte (F1, golfe, Dakar, etc.). Em qualquer caso, este contrato de três anos porá fim à instabilidade que cerca o Masters Feminino há vários anos. A WTA tinha de fato assinado contrato com a cidade chinesa de Shenzhen, mas depois da edição de 2019 (vencida por Ashleigh Barty), os melhores jogadores do mundo nunca mais lá regressaram, devido à pandemia do coronavírus e ao caso Shuai Peng.

A edição de 2020 foi cancelada devido à temporada ter sido truncada pela covid, depois foi Guadalajara (México) que organizou o Masters de 2021 (vencido por Garbine Muguruza), a cidade texana de Fort Worth o de 2022 (vencido por Caroline Garcia) e Cancun (México) o de 2023 (vencido por Iga Swiatek). Mas a última edição foi enormemente criticada, devido ao clima (o torneio aconteceu em pleno período de chuvas…), à infraestrutura (a quadra foi construída de última hora) e ao atraso no agendamento (final na segunda-feira, poucas horas antes do início da fase final da Copa BJK). Riad espera evitar todos esses problemas. Resta saber se o público estará presente. Vale lembrar que o Masters masculino acontecerá em Turim até 2025.

Related Posts

Next Post